Congresso Internacional de Direito Constitucional

Congresso Internacional de Direito Constitucional
XIV Congresso Internacional de Direito Constitucional

A XIV Edição do Congresso Internacional de Direito Constitucional será sediado na cidade de Fortaleza – CE nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2016.

nesta edição teremos como homenageado um dos mais notáveis juristas brasileiro, de notório saber no campo do Direito Constitucional sobretudo.paulo Fernandes Bonavides nasceu em Patos – PB, a 10 de maio de 1925, filho de Fenelon Bonavides e hermínia Fernandes Bonavides. fez os estudos primários na cidade natal.

Com a transferência de sua mãe, viúva, para Fortaleza, matriculou-se, após a conclusão dos estudos secundários, no liceu do ceará. já nessa fase, passou a atuar no jornalismo cearense, colaborando em diferentes matutinos de fortaleza. àquela época foi orador oficial do centro acadêmico Clóvis Bevilacqua, da faculdade de Direito do Ceará e secretário geral da união estadual dos estudantes do ceará. transferiu-se em seguida, para o rio de janeiro, matriculando-se na faculdade Nacional de Direito, por onde se bacharelou, em 1948. voltando a Fortaleza, iniciou-se como advogado, retomando, também as atividades jornalísticas. esteve durante um ano nos estados unidos, realizando um programa de estudos, como ” visitante associado aos ” nieman fellows” da universidade de Harvard (1944/1945) . os resultados das suas observações foram por ele reunidos em um livro intitulado Universidades da America, que mereceu o prêmio Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras e que foi prefaciado por Gilberto Freyre.

Foi presidente do sindicato dos jornalistas profissionais do Ceará, de 1951 a 1956. foi professor de Sociologia Educacional do instituto Justianiano de serpa, de Fortaleza. através de concurso, depois de ter sido aprovado para Professor Assistente, obteve a Cátedra de Teoria Geral do Estado,da Faculdade de Direito do Ceará, defendendo a tese intitulada do estado liberal ao estado social, ainda hoje de grande atualidade, perante uma banca examinadora constituida pelos professores Miguel Reale (São Paulo) , Orlando M. Carvalho (Minas Gerais), Orlando Bittar (Pará), Flávio Marcílio e Lauro Nogueira (Ceará). lecionou em várias outras instituições de ensino superior do Ceará. lecionou literatura brasileira no Seminário Românico da Universidade de Helldeberg, na Alemanha. foi convidado repetidamente para cursos e conferências nos Estados Unidos e Europa.

É membro da Association Internationale de Science Politique (França) , da Internationale Vereinigung Fur Rechts und Sozialphilosofhie (Alemanha) , da American Foreing Law Association (Estados Unidos) , American Society for Political and Legal Philosophy (eua) , do Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional (Mexico) . participou de inúmeros congressos, seminários e simpósios no brasil e exterior, na qualidade de conferencista e debatedor. entre outros prêmios e comendas, foi agraciado com o prêmio Clóvis Bevilaqua. sua vasta bibliografia vem tendo sucessivas publicações , através das mais renomadas editoras do país.

É colaborador constante de diferentes revistas jurídicas, tais como, revista de ciência política , revista de direito público, revista de informação legislativa, revista de direito administrativo, revista forense, revista estudios de sociologia (Buenos aires), revista del instituto de Ciencias Sociales (Barcelona) . foi fundador e Diretor da Extinta Revista Filosófica do Nordeste.

Doutor Honoris causa da Universidade de Lisboa, proposto pelo professor Jorge Miranda, entregue em novembro de 1997. Prêmio Medalha Teixeira de Freitasdo instituto dos advogados brasileiros (1999).

O seu blog do saber

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE